Macarons Ladurée

laduree-macarons

Não é segredo pra ninguém que eu amo Paris! No fim de 2012 passei 10 dias maravilhosos na cidade mais linda do mundo e hoje me bateu muitas saudades! Para relembrar os momentos incríveis que passei por lá e dividir com vocês um pedacinho dessa experiência, resolvi postar a receita de um doce que adoro: macarons! Pesquisando na internet achei a receita oficial da Ladurée – confeitaria que encanta Paris desde 1862 – no blog Casamenteiras. Papel e caneta na mão!

Para o creme de limão:

160 gramas de açúcar;

Raspas de um limão siciliano;

5 gramas de amido de milho;

3 ovos;

110 gramas de suco de limão siciliano;

235 gramas de manteiga sem sal.

Preparare o creme de limão na véspera: em uma tigela, misture o açúcar e as raspas de limão. Adicione o amido de milho e logo os ovos e o suco de limão. Em uma panela, mexendo com uma espátula, cozinhe em fogo brando até ferver, para que o creme engrosse.

Retire o creme do fogo, espere cerca de 10 minutos para que pare de borbulhar e, ainda quente (60°C), adicione a manteiga amolecida. Misture tudo até que a manteiga se incorpore ao creme e que ele fique bem homogêneo. Reserve em um recipiente bem fechado, em local fresco, por no mínimo 12 horas.

Para as bolachas dos macarons:

275 gramas de farinha de amêndoas;

250 gramas de açúcar de confeiteiro;

6 claras e 1/2;

210 gramas de açúcar;

Algumas gotas de corante alimentício.

Misturae a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro na batedeira para obter um pó fino e depois peneire. Bata as 6 claras em neve, acrescente 1/3 do açúcar e continue batendo. Acrescente mais 1/3 do açúcar, bata por aproximadamente 1 minuto. Por fim, acrescente o restante do açúcar e bata por mais um minuto.

Com a ajuda de uma espátula flexível, incorpore as claras em neve à mistura peneirada de farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro. Use algumas gotas de corante e adicione a meia clara que sobrou, previamente batida. Misturar um pouco a massa até que se incorpore e amoleça.

Com o saco de confeiteiro com bico, disponha os pequenos macarons com 3 a 4 centímetros de diâmetro sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga. Preaqueça o forno a 150°C enquanto os macarons descansam ao ar livre, por 10 minutos mais ou menos, antes de levar ao forno. Asse por mais ou menos 15 minutos (até que criem uma casquinha).

Retire do forno e despeje um pouco de água entre a assadeira e o papel-manteiga (levantae delicadamente o papel pelas pontas). A umidade e o vapor permitirão que os macarons desgrudem mais fácil quando esfriarem. Deixe esfriar e depois deposite as bolachas em uma travessa. Com o saco de confeiteiro, recheie as casquinhas com uma bolinha de creme de limão do tamanho de uma noz e cubra com outra casquinha. Antes de comer, deixe na geladeira por 12 horas.

macarons4

Essa receita requer um pouquinho de destreza, mas com certeza compensa pelo sabor!

Fotos: Evan e Reprodução

  1. Evan

    13 de julho de 2013

    the last photo belongs to me. surely you should have the decency to at least give credits before you use it? thats really rude of you.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *