Elegância

Há 1 ano atrás eu li uma matéria super bacana na Vogue Brasil cujo tema era a nova elegância. Em resumo, a matéria levantava a questão do ser chic nos dias atuais com tantas propostas de estilos existentes e com o clima  de democracia fashion nunca antes visto. Acrescenta que a expressão “sem esforço”  pode ser considerada como parte da definição de elegância e conclui afirmando que “a nova elegância é tão plural quanto os estímulos de estilo com que somos bombardeados diariamente”.

De fato, com tantas propostas fashions que nos norteiam, a definição da elegância, atualmente,  é quase que impossível de ser encontrada em um único estilo ou em uma única palavra.  Quem é chic? A minimalista? A hippie? A neofeminina? A rock chic?  Jude Weaver (da equipe do site inglês WGSN) disse que “combinar uma atitude discreta com pitadas de sensualidade é a cara da nova elegância”, já Maggy Rouff escreveu, em 1942, que a “elegância se conquista quanto menos se faz dela um objetivo”, o que, ao meu ver, talvez  sejam as definições que melhor ilustrem essa dissidência do ser ou não ser elegante/chic.

Bom, para esclarecermos de uma vez por todas essa questão, na época, o blog perguntou para 5 style-setters o que, na opinião delas, é ser elegante nos dias de hoje e agora, 1 ano depois, a mesmíssima pergunta foi feita, mas, agora, para outras não 5, mas, 6 style-setters. Confiram!

Livia Basile

Ser elegante nos dias de hoje vai além das aparências, se reflete no comportamento da pessoa, na forma como ela age, como ela se relaciona com as outras pessoas. A pessoa elegante é naturalmente elegante sem esforço e exageiros nenhum e isso transparece em todo resto, como por exemplo na forma de se vestir.

 

 

 

Marcela Piva

Na minha opinião, ser elegante nos dias de hoje tem a ver com pequenos gestos e atitudes.
Ser elegante é estar de bem com a vida, ser bem educada, ter ética, prezar pela gentileza, ser discreta e carismática, respeitar independente da idade ou classe social, retribuir solidariedade, elogiar mais que criticar,dizer bom dia, boa tarde, boa noite e principalmente sorrir…sorrir é sempre muito elegante.
Ter um guarda roupas adequado para todos os tipos de ocasiões tb ,mas nada substitue a elegância do gesto.

 

Paula Junqueira

Ser elegante é ser você mesma, ser feliz se respeitando e respeitando as pessoas, ser educada, não ter preconceitos, ser bondosa de coração e nunca esquecer de ajudar ao próximo.

 

 

 

 

Karina Salomão

Para mim elegância vem de dentro. Não basta uma roupa bacana, muito menos estar coberta de grifes (o que, na maioria das vezes, gera o resultado oposto). A pessoa elegante é aquela educada, culta, gentil, que está mais preocupada em viver a própria vida do que seguir qualquer tendência ou modismo. Como disse o mestre Yves Saint Laurent (homem elegantíssimo, por sinal): “Sans elegance de couer, il n’s a pas de elegance.” (Sem elegância no coração, não há elegância).

 

Thiciana Zaher

Para mim ser elegante hoje em dia vai muito além da roupa que você usa. É ser humilde, ter os pés no chão sem deixar de aproveitar as oportunidades que a vida te proporciona.

 

 

 

 

 Gladys Leão

A elegância está no tom de voz, no respeito ao próximo, no saber usar a roupa adequada e na simplicidade de alma … sempre!

 

 

 

 

 

 E para vocês, o que é ser elegante nos dias de hoje?????

Fotos: Blog Le Chodraui

  1. Ma Chodraui

    21 de setembro de 2011

    Irma,adorei o post! Muito legal..

  2. W. Maria

    21 de setembro de 2011

    Para mim ser elegante é ser autêntica. Algo tão difícil hoje em dia frente às opiniões e críticas alheias. E é, apesar das dúvidas, se vou agradar ou não, ter o olhar um pouco mais voltado pra si do que para o outro e fazendo isso, dar-se um belo sorriso de confiança e simplesmente ir…

  3. Salomão Chodraui

    23 de setembro de 2011

    Ser elegante é ler o Blog da Le…rs

  4. Mariana Alcântara

    23 de setembro de 2011

    Ohhh, linda Thiciiii!!!

  5. Livia

    26 de setembro de 2011

    Maks adorei participar! Obrigada pelo convite, seu blog esta cada vez mais legal!! Bjs

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *