Aprendendo a Lavar o Cabelo

Meninas, todas vocês já sabem que o salão, aqui em Ribeirão Preto, aonde eu corto meu cabelo, faço hidratação, penteados, escova, maquiagem, sombrancelha e tudo o mais, é  Maria Haute Coiffure. Daí que lendo o Blog do Felipe Restini, ele é cabeleireiro dos mais requisitados lá da Maria, eu descobri que, acreditem ou não, existe uma maneira certa de lavar os cabelos. A leitura é mais do que recomendada por essa blogueira que vos escreve!

O modo correto para a limpeza do couro cabeludo e dos fios é iniciar a lavagem sempre pela frente da cabeça (testa e têmporas) e deslizar esfregando até o meio da cabeça (cocuruto). Do mesmo modo esfregar a nuca deslizando até o meio da cabeça. Desta maneira o embaraço dos cabelos é evitado.

Durante a lavagem deve-se lembrar que o detergente presente nos xampus possui o pH mais alcalino, o que deixa os fios mais vulneráveis, por isso os movimentos devem ser leves e delicados, mas sem deixar de esfregar bem o couro cabeludo para que os resíduos se desprendam totalmente.

Todos os movimentos feitos com os fios devem ser sempre no sentido das suas cutículas, ou seja, da raiz para as pontas. Esfregar os fios faz com que as cutículas se abram e muitas vezes sejam destruídas pela força mecânica das mãos. Para lavar os fios somente deslizar os dedos entre eles no sentido da raiz para as pontas é suficiente.

A quantidade de xampu deve respeitar as indicações do fabricante, mas de modo geral 10 ml são suficientes para lavar o couro cabeludo da maioria das pessoas.

Para desembaraçar, lembre sempre que o cabelo é uma estrutura muito frágil. Comece penteando os cabelos com os dedos ainda com a espuma do xampu. Enxugue-os suavemente com a toalha fazendo o mesmo movimento raiz-pontas.

Com os cabelos ainda enxarcados, secos suavemente com a toalha, penteie com pente de dentes mais largos. Se os cabelos estiverem secos, penteie com uma escova e não com o pente.

Agora não tem mais desculpa para não lavar os cabelos corretamente!!!

MARIA HAUTE COIFFURE
Rua Garibaldi, no. 1928
Ribeirão Preto-SP
Tel. (16) 3623-1491

Fotos: Reprodução

  1. Felipe Restini

    11 de janeiro de 2012

    Oi Lê, tudo bem?? Que bom que gostou das dicas… Adorei o post, ficou mais bem ilustrado que o meu… hehe

    Beijos…

  2. Patricia

    11 de janeiro de 2012

    Le, obrigafa pelo post. Acho muito importante a gente saber desse tipo e informação. Ajuda nossos cabelos a ficarem lindos e saudáveis. Adoroooo!

  3. Le Chodraui

    12 de janeiro de 2012

    Fe, eu adorei as dicas e adorei seu post. Obrigada! Bjinhos

  4. Le Chodraui

    12 de janeiro de 2012

    Patrícia, agradeça ao Felipe Restini que fez esse post super imortante … é o tipo de informação que só traz benefício, né? E, sim, nos ajuda a manter nossos cabelos lindos e sedosos! Bjinhos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *