WELCOME CAIO POLETTO

caio-poletto-le-chodraui

O site continua com suas muitas novidades para este ano e hoje eu tenho uma incrível para contar para vocês! O meu amigo pessoal, super antenado, ícone fashion, lindo e ultra entendido do universo de jóias, estilo, tendências, viagens, decoração, culinária …. CAIO POLETTO, passará a assinar uma coluna de moda aqui no site! Há tempos eu tento convencê-lo a fazer isso, mas, com a agenda sempre a mil, a hora certa nunca parecia chegar. Bom, eu incansável que só, insisti, insisti, insisti e para minha (e de toda equipe aqui do site) alegria, honra, felicidade … a hora certa apareceu e ele, que poderia ter a palavra sofisticação como seu sobrenome, aceitou o convite! Yay!!!! O tema escolhido para sua estréia oficial por aqui? Iris Apfnel.

“Olá Meninas!  Nem preciso dizer o quanto fiquei honrado com o convite da Le e o tamanho do meu prazer em escrever pra vocês! Mais do que apaixonado por moda, sou apaixonado por lifestyle e amo ser inspirado diariamente, seja por imagens, livros, frases e, principalmente, pessoas. Decidi escrever sobre essas figuras que me inspiram, como em uma explosão visual que estimula os olhos e enriquece a mente! Enjoy!”

iris-apfnel-coluna-do-caio-le-chodraui

Há algum tempo, uma figura das mais excêntricas que eu já tinha visto na vida começou a me intrigar. Quem era aquela senhora com cara de avó de história infantil, mas estilo que parecia ter saído de uma batalha final entre brechós, maisons francesas e tribos africanas?

Era Iris Apfel, decoradora e empresária nova iorquina de 92 anos, que acabara de estrear no Metropolitan em Nova York uma exposição intitulada Rara Avis : The Irreverent Iris Apfel, em abril de 2005. Sua imagem hipnotizante, sempre adornada com imensos óculos de aros redondos, me fez iniciar uma pesquisa incessante sobre sua figura. Tal qual foi minha surpresa, Iris nunca teve ligação direta com a moda, apesar de mais de 85 peças de roupas e inúmeros acessórios de seu acervo terem ocupado o andar inteiro dedicado à moda no MET.

Casada desde 1948 com Carl Apfel, Iris e o marido lançaram em 1950 a empresa têxtil Old Weavers, onde ficaram até se aposentar, em 1992. Iris participou de diversos projetos de restauração de design, incluindo trabalhos na Casa Branca para nove presidentes.

iris-apfinel-coluna-do-caio-le-chodraui

Com um estilo único, a figura de Iris ganhou projeção e naturalmente seu nome foi alçado ao de inspiradora fashion. Quando surgiu o convite para a exposição, Iris achou que seria fácil expor suas roupas em uma vitrine, mas a curadoria de suas peças demorou quase seis meses para ser concluída e até uma linha do tempo foi criada, mostrando como Iris foi assumindo seu estilo ao longo dos anos.

Hoje, ela e Carl, agora com 97 anos, moram em Nova York e Iris tornou-se uma potência fashion, com coleções inspiradas em sua imagem e lifestyle nas mais diversas labels internacionais, como Jimmy Choo e MAC, além de palestras e consultas sobre moda em universidades americanas.

Sua primeira e única visita ao Brasil foi no ano passado, à convite da Swarovski, e ficou encantada com os grafites da Vila Madalena e com o Museu Afro Brasil , em São Paulo. Neste mesmo ano, o estilo de Iris empolgou o documentarista americano Albert Maysles, que ainda em 2014 lança um filme sobre a decoradora mais intensa e original de Nova York.

iris-apfinel-coluna-do-caio-le-chodraui

“Se aposentar é pior que morrer. Há tantas coisas esperando para serem feitas no mundo”.

Iris Apfel.

Caio, querido, eu e toda a equipe aqui do site estamos exultantes e muito honrados com a sua participação, que aos  nossos olhos represente a dose certa de elegância e carisma que sempre esperamos ter  por aqui. Welcome home!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *